Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estágios do sono

Quer assunto melhor para começar a semana?!! Já que segunda feira é o dia mundial da preguiça, e todo mundo ainda está com aquela carinha de final de semana, e aquele soninho bem caracteristico, vamos falar hoje dassa necessidade de dormir bem da reposição das energias, e do descanso mental. Os cavalos também sentem essa necessidade de ter uma boa noite de sono, para se reequilibrar, e se refazer de um dia estressante e cansativo. Bons sonhos!
ESTÁGIOS DO SONO
Como você se sente depois de uma noite ruim e de dormir pouco? Péssimo, não é? O seu cavalo também precisa ter uma boa noite de sono e pode acordar de mau-humor!
Portanto, não o perturbe! Ainda mais por possuírem diferentes níveis de relaxamento durante o sono e poderem até sonhar.

O seu cavalo só dormirá tranquilo se tudo estiver seguro, portanto, o fator mais importante é a segurança.
Observa-se que cavalos domésticos, acostumados a dormir protegidos em baias, quando soltos em pastos, lugares abertos e grandes, tornam-se agitados e dormem pouco até se acostumarem com a rotina do local e ter certeza que estão seguros para dormir profundamente. Enquanto um grupo dorme, um dos membros fica de sentinela.

Saiba que os cavalos podem dormir em pé e até possuem ligamentos especiais nos membros posteriores, que lhes permite sustentar-se enquanto dormem. Conhecendo as posições dos cavalos, você pode saber em que estágio está o sono e em que estágio está o relaxamento do animal, pois se refletem na posição em que dormem.
De acordo com o estágio de sono, o animal recebe diferentes estímulos cerebrais.  
Um estágio bem interessante é o do sono médio, pois, durante o estágio as ondas cerebrais atuam como se o animal ainda estivesse acordado e seus olhos parecem piscar mesmo estando fechados. Neste período do sono o corpo descansa enquanto o cérebro continua em atividade.
     
Detectando o sono
 Sono Profundo - no sono profundo o animal deita-se totalmente sobre um dos lados do seu corpo, mantendo inclusive um dos lados da cabeça e do pescoço encostados no chão, numa postura de completo relaxamento.

Sono Médio - no sono médio o cavalo deita-se sobre a coxa e a paleta do mesmo lado, flexionando os membros colocando as patas quase debaixo do corpo e a cabeça pode estar erguida ou com focinho apoiado no solo. O período desse sono é importantíssimo para o descanso e a tranquilidade do seu animal.

Sono Superficial - o sono superficial é quando o cavalo se encontra numa dormência muito leve. Ocorre com maior frequência com os cavalos adultos, que passam grande parte do seu sono em pé, por possuírem os ligamentos especiais.
 Entre esses três estágios de sono, o cavalo gasta em média 6 a 8 horas por dia. Uma das regiões do cérebro que continua em atividade é o córtex. O animal só relaxa completamente durante o sono profundo, quando se deita sobre um dos lados do seu corpo. 

Fonte: NAVIAUX,J.L.; Cavalo na saúde e na doença,2e., São Paulo, Livraria ROCA,1988,285p.

 
  Questão de sobrevivência
 Assim como os outros animais, o cavalo também dorme. Porém possui uma particularidade, dorme por intermitência. Ao invés de seriar os ciclos de sono um após o outro, ele dorme um ciclo completo de sono de tempos em tempos. Estudiosos declaram que essa particularidade do sono do cavalo é herança de seus ancestrais selvagens que viviam a céu aberto de forma nômade em busca constante de água e comida. Eram presas fáceis para os grandes animais carnívoros. Por conta disso, nas manadas selvagens sempre havia uma vigília encarregada de dar alerta em caso de perigo.
Os cavalos atuais também se comportam dessa maneira. O instinto de sobrevivência ainda reflete na vida desses animais, quando estão em grupo e a céu aberto, enquanto a maioria dorme, um pelo menos fica de vigia e após um determinado tempo fazem uma espécie de revezamento.
FONTE: NAVIAUX,J.L.; Cavalo na saúde e na doença,2e., São Paulo, Livraria ROCA,1988,285p.


Para uma boa noite de sono

O sono, em geral, é definido como um estado natural de repouso físico e mental para qualquer ser racional ou irracional.
Mas é verdade também que esta definição de sono está sendo reavaliada dia após dia. Quem fala muito neste assunto são os psiquiatras e os psicólogos, que tentam explicar a sociedade contemporânea na qual muitas vezes não estamos adaptados a acompanhar as mudanças do dia a dia. Caímos na ansiedade, insônia e tantos outros nomes que a maioria das pessoas conhecem muito bem.
Como você se sente depois de uma noite ruim e de dormir pouco?
Mal... Péssimo e ninguém chegam perto. O seu cavalo também é assim. Precisa ter uma boa noite de sono.
Para manter a boa saúde o cavalo deve dormir bem. Para dormir tranquilo, deve se sentir seguro.
O cavalo só dormirá tranquilo se tudo estiver seguro, como já descrevemos no texto anterior. O instinto de defesa requer que esteja sempre pronto a fugir, quando surpreendido. Pequenos movimentos, ruídos, fazem o animal levantar as orelhas e sair em movimento.

A esta altura, pode-se afirmar com toda certeza: os animais dormem das mais variadas formas possíveis e, conforme o texto descrito acima, os cavalos podem dormir em pé por possuírem ligamentos especiais nos membros posteriores, que lhes permite sustentar-se nesta postura, enquanto dormem.
Muitos animais, no entanto, não podem dormir em sono profundo como nós, porque, certamente, seriam presas fáceis para os predadores. Assim, eles possuem vários mecanismos para permanecerem vigilantes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário