Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O Cavalo Árabe - O Filho do Vento

Hoje, vou falar de uma das mais belas e antigas raças equinas do mundo, o Árabe.
 O cavalo árabe é facilmente reconhecido pela sua postura esguia e altiva, sua cauda elevada e sua cabeça delgada e delicada. Naturalmente esse belíssimo animal tem muitos outros predicados e qualidades que vão além da beleza.
Há divergências nos relatos da história da raça, o que se sabe é que a raça tem sua origem no Norte da África e Oriente Médio, especialmente no Egito, cujas origens remontam 5.000 (cinco mil) anos, famoso por sua resistência e capacidade de suportar as difíceis condições de sua desértica terra natal, decorrendo desta, resistência e lendas como a Lenda Árabe, a qual diz que Alá criou o Árabe com um sopro do vento sul e Maomé se incumbiu de manter a raça pura de outros sangues, assim ordenando às tribos nômades, bem como, uma lenda grega, na qual Poseidon conjurou o animal das águas com seu tridente.  
A verdade é que o Árabe é um cavalo leve e musculoso, sendo o único verdadeiro sangue-quente, pois foi mantido puro de outras linhagens sanguíneas durante séculos, diferentemente do Puro-sangue e do Anglo-Árabe, os quais também são considerados sangue-quente, porém o primeiro é descendente do sangue árabe e o segundo, como o próprio nome diz, é produto do cruzamento de Puro-sangues com Árabes. 





Os Cavalos Árabes têm características próprias que os individualizam dos demais, vejamos:
1. Cor: São predominantementes Tordilhos, castanhos e Alazões, podendo ter manchas brancas na cabeça e nos membros;
2. Caráter: Excepcionalmente inteligentes, portadores de uma resistência insuperável, além de serem extremamente fogosos;
3. Aspectos Físicos: A Cabeça é uma característica notável da raça, com uma testa larga, focinho pequeno e esguio e perfil abaulado. As pequenas orelhas pontiagudas quase se tocam e os olhos são excepcionalmente grandes e expressivos, complementando todo o harmonioso conjunto, as narinas grandes e sensíveis, tudo isso colocado no pescoço esguio e arqueado, a cujo peito relativamente largo desenha um corpo também esguio, cujo perfil perfaz quase um quadrado perfeito seguido da cauda sempre posicionada de forma a fazer um arco invulgarmente alto.
Por ser um cavalo leve, musculoso e originário de deserto, é famoso por sua ação elegante e flutuante, em especial, quando galopa, ficando com as narinas mais abertas, expressando-se avidamente, com as veias sobressaltadas. No trote incorpora uma grande ação dos joelhos, numa ação harmoniosa e flexível, mas não muito ampla e, embora seja um cavalo musculoso, pesa até cerca de 500 Kg (quinhentos quilos).
Um animal apaixonante, vale a pena ver, vale a pena montar, vale a pena  ter ...


Fonte: Hermsen, Josée. Enciclopédia dos Cavalos. Ed. Livros e livros: 2003.


Um comentário: