Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de março de 2013

O Temperamento dos Equinos

Temperamento dos equinos - o diferencial que pode fazer um campeão!!)

O temperamento de cavalo é sinônimo de índole, sendo reflexos do seu comportamento.

Os animais da Raça Manga-larga Machador, possuem um temperamento nato, tendo como exceção os animais oriundos da linhagem de sangue Árabe. O temperamento inquieto nem sempre pode ser considerado como má índole. Raramente esta característica é usada como objetivo de seleção dos animais. A principal dificuldade de selecionar animais devido ao seu temperamento é por essa característica possuir base genética parcial, pois é muito afetado pelo manejo desses animais. Dependendo do manejo sofrido no passado, muitos potros (as) podem torna-se cavalos e éguas de má índole. (ANDRADE, Lúcio Sergio de).


A pratica da violência ainda é muito comum no manejo de determinados haras. Não se pode descartar que esses potros (as) herdam temperamento inquieto, ou simplesmente imitaram atitudes de mau comportamento de suas mães, durante o período de amamentação, tornem-se cavalos e éguas de boa índole, quando recebem um treinamento adequado.

Existem outras situações que podem afetar o temperamento: Fisiologicamente, a deficiência de visão deixa o cavalo inquieto, nervoso; os olhos pequenos limitam o campo da visão; um ferimento na boca, pela ação violenta das embocaduras, podem alterar o temperamento; um ferimento nas orelhas, devido ao uso incorreto da tesoura na hora da aparação dos pelos, torna o animal medroso diante do treinador, entre outros. 1
Pode ocorrer variação de temperamento vindo de origem psicológica, que ocorrente é a do estado de excitação, que se manifesta quando a há reservas de energias ou quando esta em um ambiente novo. Esses animais quando neste estado de excitação apresentam algumas reações típicas: cabeça elevada, narinas ofegantes, orelhas moveis, olhar brilhante, cauda erguida (em forma de arco), membros elevados.
Não se deve confundir alegria (reação emotiva) com excitação, medo e curiosidade também são reações emotivas que podem sim, afetar o temperamento.
A situação que mais afeta o temperamento dos animais é o confinamento. Podemos identificar quando os animais apresentam reações de inquietude, observando quando este animal começa a andar de um lado para o outro; morder cochos, janelas e portas; morder pessoas; raspar os cascos no piso; escoicear; coprofagia (), aerofagia (), geofagia (). Normalmente isso pode ser resolvido soltando o cavalo em um piquete amplo, para que ele possa correr, brincar e liberar toda a energia acumulado, e voltar ao seu comportamento normal.

A má índole é o auge (grau máximo) do mau temperamento, ou temperamento nervoso, caracterizando-se pelo ato de morder, escoicear juntamente a inquietude permanente. O grau intermediário do mau temperamento é apenas a inquietude que pode sem identificada, pelo ato de negar o cabresto; negar estribo; sapatear; “passo travado”.

O famoso “temperamento de sela” é quando o cavalo é ativo, brioso, disposição espontânea para marchar, de respostas prontas aos comandos da equitação, ou seja, possui um bom “temperamento de sela”. Este é o grande diferencial quando se fala em um CAMPEÃO.

Normalmente cavalos briosos são cavalos corajosos, de muita resistência, que não se entregam facilmente. O oposto de um cavalo de bom “temperamento de sela” é o cavalo linfático, sem calor, de “costados frios”, exigindo ação forte e continua dos comandos principais e auxiliares da equitação, esses cavalos linfáticos geralmente não possuem boa treinabilidade.

O bom temperamento deve ser qualidade muito apreciada no processo seletivo de cavalos Marga larga Marchador, já que sua principal função é a de passeios e cavalgadas. Por erem montados por varias pessoas que não possuem conhecimento de equitação que esses animais precisam ter bom temperamento e de boa comodidade.

É através do manejo, que os treinadores focalizaram suas atividades, aproveitando o temperamento desses animais, para que venha a ocorrer um treinamento e um adestramento adequado para as competições. O bom convívio em tratadores, treinadores e cavalos somente é possível através do bom temperamento mutuo.
A amizade é aliada imprescindível do bom temperamento.” Lúcio Sergio de Andrade)

Fonte: Empório News (publicado no dia 07 de agosto de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário